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A importância de conhecer a comunidade para fazer mais e melhor

Nos últimos anos, o papel das Organizações Não Governamentais  (ONGs) na promoção do desenvolvimento comunitário tem se  destacado cada vez mais, especialmente em grandes centros  urbanos como São Paulo.  

Neste artigo, exploraremos o processo de coleta de dados  socioeconômicos na região da Vila Nhocuné, zona leste de São  Paulo, realizado como parte das atividades do IES para o contínuo  desenvolvimento das crianças e jovens atendidas/os por nossos  programas.

São Paulo, a maior cidade do Brasil e uma das mais populosas  do mundo, apresenta uma complexidade socioeconômica  significativa. Enquanto áreas centrais prosperam com  oportunidades econômicas e infraestrutura desenvolvida, muitas  comunidades enfrentam desafios como desigualdade social, falta  de acesso a serviços básicos e educação precária.  

Nesse contexto, iniciativas de ONGs desempenham um papel  fundamental na promoção da igualdade e no empoderamento das  comunidades locais. 

O Papel da ONG de Educação – como o IES age para  fazer mais e melhor pela comunidade 

O Instituto Energia do Saber concentra seus esforços na melhoria  da qualidade educacional e no suporte ao desenvolvimento  integral de crianças e adolescentes. Além de programas diretos  nas dependências do Colégio Plenitude, o IES reconhece a  importância de dados precisos e atualizados para direcionar suas  ações de maneira eficaz 

Etapas da Coleta de Dados Socioeconômicos 
Identificação das necessidades: antes de iniciar qualquer coleta  de dados, a equipe do IES realizou um levantamento para  identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pela  comunidade local. Isso incluiu reuniões com líderes comunitários,  escolas, e moradores para compreender as preocupações  específicas da região – e mais especificamente das pessoas e  famílias atendidas na Instituição. 
Desenvolvimento do questionário: com base nas informações  iniciais, foi desenvolvido um questionário estruturado que abrange  aspectos como renda familiar, educação, infraestrutura local, e  outros indicadores socioeconômicos relevantes. 
Análise e interpretação: uma vez concluída a coleta de dados,  trabalhamos para compilar, processar e analisar as informações  obtidas.  

Impacto e Resultados 
Os resultados obtidos na pesquisa permitem que possamos  direcionar projetos e programas com as pessoas interessadas na  melhoria contínua e desenvolvimento dos jovens e crianças – e  suas famílias – atendidos/as pelo IES. 

As ações do IES para fazer mais e melhor 

A coleta de dados socioeconômicos não é apenas uma tarefa  técnica, mas uma ferramenta poderosa para orientar e fortalecer  iniciativas de desenvolvimento comunitário. Ao entender melhor  as necessidades e realidades locais, as ONGs podem implementar  intervenções mais eficazes e sustentáveis, promovendo um  impacto positivo e duradouro nas vidas daqueles que mais  precisam. 

CONQUISTAS – IES e a comunidade 

A coleta dos dados aponta que a maioria das famílias não  tem mais que o Ensino Médio completo, e demostram grande  confiança, pois participam ativamente nas ações do Instituto  e enxergam isso como valor agregado na transformação pela  educação. 

IES e ODS:

Equilíbrio entre os Gêneros

Mais pessoas negras atendidas (somando pretas e pardas). Equilíbrio entre número de meninas e meninos em atendimento. 

Desafios Contínuos 

Apesar das conquistas, seguimos trabalhando em busca da  melhora na vida e social do nosso entorno e famílias, pois os  desafios são contínuos.  

Renda familiar baixa que culmina em condições de  vulnerabilidade e pobreza:

Quantidade de pessoas que vivem com a renda familiar

FAZENDO ACONTECER

Com base nas descobertas, desenvolvemos no IES programas  educacionais mais direcionados, serviços de apoio à  comunidade e iniciativas de capacitação para melhorar as  condições de vida dos moradores locais.

• Programa Saber para o Futuro aberto à adolescentes da  comunidade da Vila Nhocuné: consiste na oferta de um percurso  formativo com foco no desenvolvimento de competências  e habilidades relacionadas ao mundo do trabalho para  adolescentes de 15 a 18 anos. Como resultados, visamos a  inserção destes/as jovens no mercado de trabalho, culminando  na melhoria da renda familiar. 

• Parceria com programa “Ela pode” que visa formação para  mulheres sobre empreendedorismo, com aulas, atividades  práticas e premiação financeira ao final para o melhor projeto  desenvolvido. Além de acompanhamento da implantação das  iniciativas idealizadas. 

Ao continuar investindo em processos robustos de coleta e  análise de dados, as ONGs podem se posicionar como agentes  de mudança eficazes e além, inspirando outras comunidades a  adotar abordagens semelhantes para um desenvolvimento mais  inclusivo e equitativo. 

No IES acreditamos que EDUCAR TRANSFORMA!