Nos últimos anos, o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs) na promoção do desenvolvimento comunitário tem se destacado cada vez mais, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo.
Neste artigo, exploraremos o processo de coleta de dados socioeconômicos na região da Vila Nhocuné, zona leste de São Paulo, realizado como parte das atividades do IES para o contínuo desenvolvimento das crianças e jovens atendidas/os por nossos programas.
São Paulo, a maior cidade do Brasil e uma das mais populosas do mundo, apresenta uma complexidade socioeconômica significativa. Enquanto áreas centrais prosperam com oportunidades econômicas e infraestrutura desenvolvida, muitas comunidades enfrentam desafios como desigualdade social, falta de acesso a serviços básicos e educação precária.
Nesse contexto, iniciativas de ONGs desempenham um papel fundamental na promoção da igualdade e no empoderamento das comunidades locais.
O Papel da ONG de Educação – como o IES age para fazer mais e melhor pela comunidade
O Instituto Energia do Saber concentra seus esforços na melhoria da qualidade educacional e no suporte ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Além de programas diretos nas dependências do Colégio Plenitude, o IES reconhece a importância de dados precisos e atualizados para direcionar suas ações de maneira eficaz
Etapas da Coleta de Dados Socioeconômicos
Identificação das necessidades: antes de iniciar qualquer coleta de dados, a equipe do IES realizou um levantamento para identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pela comunidade local. Isso incluiu reuniões com líderes comunitários, escolas, e moradores para compreender as preocupações específicas da região – e mais especificamente das pessoas e famílias atendidas na Instituição.
Desenvolvimento do questionário: com base nas informações iniciais, foi desenvolvido um questionário estruturado que abrange aspectos como renda familiar, educação, infraestrutura local, e outros indicadores socioeconômicos relevantes.
Análise e interpretação: uma vez concluída a coleta de dados, trabalhamos para compilar, processar e analisar as informações obtidas.
Impacto e Resultados
Os resultados obtidos na pesquisa permitem que possamos direcionar projetos e programas com as pessoas interessadas na melhoria contínua e desenvolvimento dos jovens e crianças – e suas famílias – atendidos/as pelo IES.
As ações do IES para fazer mais e melhor
A coleta de dados socioeconômicos não é apenas uma tarefa técnica, mas uma ferramenta poderosa para orientar e fortalecer iniciativas de desenvolvimento comunitário. Ao entender melhor as necessidades e realidades locais, as ONGs podem implementar intervenções mais eficazes e sustentáveis, promovendo um impacto positivo e duradouro nas vidas daqueles que mais precisam.
CONQUISTAS – IES e a comunidade
A coleta dos dados aponta que a maioria das famílias não tem mais que o Ensino Médio completo, e demostram grande confiança, pois participam ativamente nas ações do Instituto e enxergam isso como valor agregado na transformação pela educação.
IES e ODS:
Equilíbrio entre os Gêneros
Mais pessoas negras atendidas (somando pretas e pardas). Equilíbrio entre número de meninas e meninos em atendimento.
Desafios Contínuos
Apesar das conquistas, seguimos trabalhando em busca da melhora na vida e social do nosso entorno e famílias, pois os desafios são contínuos.
Renda familiar baixa que culmina em condições de vulnerabilidade e pobreza:
Quantidade de pessoas que vivem com a renda familiar
FAZENDO ACONTECER
Com base nas descobertas, desenvolvemos no IES programas educacionais mais direcionados, serviços de apoio à comunidade e iniciativas de capacitação para melhorar as condições de vida dos moradores locais.
• Programa Saber para o Futuro aberto à adolescentes da comunidade da Vila Nhocuné: consiste na oferta de um percurso formativo com foco no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao mundo do trabalho para adolescentes de 15 a 18 anos. Como resultados, visamos a inserção destes/as jovens no mercado de trabalho, culminando na melhoria da renda familiar.
• Parceria com programa “Ela pode” que visa formação para mulheres sobre empreendedorismo, com aulas, atividades práticas e premiação financeira ao final para o melhor projeto desenvolvido. Além de acompanhamento da implantação das iniciativas idealizadas.
Ao continuar investindo em processos robustos de coleta e análise de dados, as ONGs podem se posicionar como agentes de mudança eficazes e além, inspirando outras comunidades a adotar abordagens semelhantes para um desenvolvimento mais inclusivo e equitativo.
No IES acreditamos que EDUCAR TRANSFORMA!