img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=325868469668633&ev=PageView&noscript=1" /

O projeto Saber para o Futuro, consiste em ofertar atividades de contra turno escolar com foco no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao mundo do trabalho aos adolescentes e jovens do Ensino Médio, atendidos/as pelo Colégio Plenitude.

Para alcançarmos os objetivos do programa, propomos as seguintes aulas:

  • EIXO: MUNDO TRABALHO
    Empreendedorismo: com foco em aulas que partam de problemas reais na sociedade/comunidade, em que os jovens devem pensar em uma maneira de solucioná-los. A metodologia envolve a análise crítica do entorno, escrita de projeto, planejamento, criação de grupos de trabalho em rede, educação financeira para realização da ideia proposta, execução e apresentação de um produto final.

    Tecnologia: com objetivo de inserção no mundo tecnológico, com aprendizado de princípios básicos de informática até utilização avançada de aplicativos, impressoras 3D, robótica, novas ferramentas do universo online, etc.

  • EIXO: PROJETO DE VIDA
    Orientação Pedagógica: com objetivo de acompanhar as escolhas da/o adolescente, proporcionando o encaminhamento para onde o projeto de vida individual de cada um aponta.

    Projeto de vida: aulas com objetivo de detectar habilidades, desejos e sonhos dos/as adolescentes, garantindo que elas/eles tracem planos estruturados para suas vidas, com metas, planejamento financeiro, riscos, etc. Além disso, temas abarcados no eixo Mundo do Trabalho serão revisitados nesta etapa. Ao final de todo o processo, as/os adolescentes apresentarão para o grupo seu projeto de vida que foi desenhado ao longo das aulas.

  • EIXO: JOVEM NO MUNDO
    Empregabilidade: Mapeamento das oportunidades de trabalho entre empresas parceiras do Instituto Energia do Saber, com direcionamento prioritariamente para as vagas de jovem aprendiz e/ou estágio. Nesta etapa, os jovens também recebem orientações quanto às documentações necessárias, vestimentas, como se portar nos testes e entrevistas. Além do apoio direcionado ao/à jovem, manteremos diálogos com as famílias sobre o novo contexto da/o adolescente, etc.

    Expansão: Direcionamento de nossos/as alunas/os para cursos técnicos e/ou profissionalizantes e faculdades fora de nosso Instituto.

    Pós Programa: Acompanhamento e monitoramento de nosso jovem no mundo: qual profissão seguiu, o que está realizando em sua vida, se deu prosseguimento ao seu projeto de vida, etc. Será feito um encontro semestral com nossos/as jovens com perguntas direcionadas. Para que o monitoramento seja efetivo, realizaremos um contato telefônico por mês com as/os estudantes. Além disso, mandaremos por e-mail divulgação de vagas, cursos, oportunidades, etc.