img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=325868469668633&ev=PageView&noscript=1" /

Benefícios do voluntariado

Quem é voluntário compreende a importância de ajudar o próximo. Quem não realiza um trabalho como esse, talvez não entenda o quanto uma ação simples pode mudar a vida de alguém. E esses benefícios vão muito além dos que os proporcionados para a sociedade como um todo. 

O voluntariado também beneficia quem realiza a ação. Estudos apontam que as pessoas que fazem trabalho voluntário têm a uma vida com mais saúde e bem-estar.  

Diminuição do estresse, menor índice de depressão, maior satisfação com a vida são apenas alguns dos benefícios do trabalho voluntário. 

Você já ouviu falar que as pessoas que se envolvem com o voluntariado são mais felizes? Pois é, isso é uma verdade. Segundo um estudo da Social Science and Medicine, quanto mais você pratica maior é o seu nível de felicidade. O cérebro dos voluntários libera mais hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela felicidade e bem-estar.  

Outro ponto importante a ser levado em conta é que, além dos benefícios físicos e mentais, o voluntariado pode criar um grande impacto no crescimento da carreira profissional. O profissional pode adicionar ao currículo as ações das quais participa, demonstrando sua aptidão em trabalho em equipe.  Mesmo se estiver apenas começando a carreira profissional ou se estiver construindo uma sólida experiência de trabalho. 

Quem realiza ações voluntárias traz vários benefícios ao campo profissional, como por exemplo: 

– O voluntariado pode adicionar experiência ao seu currículo como liderança, resolução de problemas, aprender a lidar com imprevistos; 

– Você pode expandir sua rede – como não existe uma profissão obrigatória para essa função, você pode criar um networking imenso e ampliar sua rede de contatos; 

– O voluntariado pode ajudar a evitar lacunas de emprego em seu currículo – como você conversará com muitas pessoas de diversas áreas, será bem mais fácil se manter empregado; 

– O voluntariado pode ajudá-lo a aumentar sua confiança no trabalho – como você estará à frente de várias ações, você melhora sua autoestima, e com isso, sua autoconfiança, que será importante para seu aprimoramento profissional; 

– O voluntariado pode ajudar a prepará-lo para uma mudança de carreira ou função – você pode descobrir áreas e conhecimentos novos que possam gerar interesse e, quem sabe, mudar de profissão ou agregar as habilidades no seu dia a dia. 

Entretanto, nem todo mundo tem a possibilidade de ajudar de forma presencial e por esse motivo, acredita que não há nada que pode ser feito a distância. Porém, não precisa ser tão radical… 

Realizar um trabalho voluntário requer disciplina, disponibilidade e nem sempre, com a vida corrida que temos, isso acaba sendo algo fácil de se ter. Mas é possível ajudar quem precisa, mesmo a distância. Por meio de doações, seja em alguma quantia em valor, seja adotando uma criança, seja com roupas, calçados, alimentos. 

O mais importante é você encontrar uma OSC – Organização da Sociedade Civil – séria e idônea, que realize um trabalho sério junto à comunidade a qual se propõe a atender, para que possa se vincular e participar da maneira que for mais tranquila para você. 

Caso você queira conhecer um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Energia do Saber – IES – somos uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, com objetivo de buscar o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade do Colégio Plenitude e de outras iniciativas, relacionadas ao desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação, cultura, empreendedorismo, esporte. 

As ações são realizadas com crianças e adolescentes da Vila Nhocuné, em São Paulo, e tem como missão Impulsionar o desenvolvimento de crianças e jovens em vulnerabilidade social, por meio de formação pedagógica e educacional, para transformar vidas. 

Conte com o IES para te ajudar a conhecer mais sobre voluntariado e transformar e a sua vida e de tantas outras pessoas!