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Desenvolvimento Socioemocional das Crianças

O desenvolvimento socioemocional das crianças é um aspecto fundamental do crescimento humano, que abrange formas de aprendizagem e interação, compreensão para entender e expressar suas próprias emoções, desenvolvimento da empatia e relacionamentos saudáveis.

Principais áreas de desenvolvimento socioemocional nas crianças:

Empatia e compreensão emocional: as crianças aprendem a reconhecer e compreender as emoções dos outros e a responder a elas de maneira apropriada. Isso envolve aprender a ler expressões faciais, entender como as ações afetam os sentimentos das pessoas e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar dos outros.

Habilidades sociais e de comunicação: as crianças desenvolvem habilidades para interagir com os outros, fazer amigos, negociar e colaborar e resolver conflitos de forma construtiva. Isso envolve aprender a compartilhar, esperar a vez, seguir regras e expressar-se de maneira clara e respeitosa.

Autoconhecimento e autocontrole: as crianças aprendem a reconhecer e nomear suas próprias emoções, entender o que as desencadeia e desenvolver estratégias para lidar com elas. Isso inclui aprender a controlar impulsos, regular emoções intensas e desenvolver a capacidade de adiar a gratificação.

Autoestima e autoconfiança: o desenvolvimento socioemocional também envolve a construção de uma imagem positiva de si e a confiança nas próprias habilidades. Isso pode ser influenciado por experiências de sucesso, apoio emocional dos cuidadores e cuidadoras e reconhecimento das próprias conquistas.

Resiliência e habilidades de enfrentamento: as crianças aprendem a lidar com desafios e adversidades, desenvolvendo habilidades para se adaptar a situações novas e estressantes. Isso implica em desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis, buscar apoio quando necessário e aprender com experiências difíceis.

O desenvolvimento socioemocional das crianças é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo o ambiente familiar, a escola, amizades, as experiências de vida e a cultura. Os adultos e adultas desempenham um papel importante no apoio ao desenvolvimento socioemocional das crianças, fornecendo um ambiente seguro e de apoio, modelando comportamentos sociais saudáveis e oferecendo orientação e suporte emocional quando necessário.

O papel do IES no desenvolvimento socioemocional das crianças

No IES, nosso compromisso vai além de transmitir conhecimento; é um chamado para despertar potenciais, iluminar mentes e aquecer corações. Acreditamos na EDUCAÇÃO PELO AFETO, onde o acolhimento é a base para o florescimento do desenvolvimento socioemocional.

O papel de uma instituição no desenvolvimento socioemocional de crianças passa por uma série de atividades aliadas à educação.

Veja algumas iniciativas em que o IES faz a diferença:

Programas de apoio emocional: programas que visam promover a saúde mental e o bem-estar emocional das crianças, fornecendo espaços seguros para expressar emoções, ensinando habilidades de autorregulação emocional e oferecendo aconselhamento e apoio emocional quando necessário.

Para isso, o Instituto Energia do Saber oferece aulas de Sensibilidade Humanização para as crianças do Fundamental 1 e aulas de Projeto de Vida para adolescentes do Fundamental 2 e Ensino Médio.

Aulas dinâmicas alinhadas ao desenvolvimento humano: ajudar as crianças e adolescentes a desenvolver habilidades sociais, trabalho em equipe, resolução de problemas e autoconfiança, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades para expressar criatividade e construir relacionamentos com os outros.

O IES propõe uma metodologia própria composta de 5 pilares, são eles: Educação para o Mundo, Protagonismo, Coletividade, Coerência e Diversidade. Estes conceitos transpassam de maneira transversal todas as atividades promovidas em nossa instituição.

Programas mediação de conflitos: uma vez por mês é realizada uma assembleia de classe por turma (do 6º ao 9º ano e 1ª a 3ª série do Ensino Médio), na qual se inicia com felicitações, buscando reconhecer as conquistas e avanços individuais e coletivos, e depois pontos a melhorar, onde é feito um debate de problemas seguido de propostas de ações para a solução deles.

Avaliação 360 socioemocional: avaliação dos aspectos socioemocionais individuais dos/as alunos/as, levando em conta como se desenvolvem a partir dos 5 pilares metodológicos do Instituto (Educação para o mundo, Protagonismo, Coletividade, Coerência e Diversidade) que é realizada pelos/as próprios/as alunos/as como uma autoavaliação e também pelo corpo docente do Instituto. Após o preenchimento do instrumento avaliativo, é feita uma reunião com todos/as professores/as para a análise dos dados e complementação. Ao final, cada aluno/a tem uma devolutiva individual realizada com professores monitores de sua sala e coordenadora pedagógica , com o objetivo de fortalecer os pontos já desenvolvidos e os a desenvolver.

Como resultados do ano de 2023, seguem abaixo os gráficos de acordo com os ciclos de ensino:

Como podemos ver nos gráficos, algumas habilidades crescem, outras diminuem ao longo do ano. O IES está bastante focado em analisar estes dados e aprimorar sua proposta pedagógica para o melhor desenvolvimento de nossas alunas e alunos.

Formação constante com equipe de colaboradores: reuniões de formação mensais são feitas para que toda equipe esteja alinhada à importância de ensinar empatia, resolução de conflitos, habilidades de comunicação e autocontrole.

Envolvimento da comunidade e da família: trabalhar em estreita colaboração com famílias e comunidades para promover um ambiente de apoio que nutra o desenvolvimento socioemocional das crianças. Nossa festa da família de 2024, teve como tema o “Direito ao afeto”, alinhado com o tema anual do IES que é Direitos Humanos de crianças e adolescentes na qual foram realizadas atividades valorizando o “fazer junto”, estimulando práticas coletivas com afeto.

Educar transforma!