img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=325868469668633&ev=PageView&noscript=1" /

Entenda a importância das ONGs na educação

As ONGs – organizações não governamentais – são instituições sem fins lucrativos que têm como intuito auxiliar o governo em diversos campos da sociedade, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar à sociedade.  

Na área da educação, as ONGs atendem, em sua grande maioria, crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social, apoiando a constituição que determina o direito a educação.  

A educação de uma criança vai além do ensino formal, envolve o aprendizado cultural, a socialização e convivência comunitária e familiar, criação de habilidades voltadas para sua formação profissional, lazer, esporte, além de aspectos como dignidade, respeito, liberdade.  

As ONGs educacionais estão diretamente ligadas ao protagonismo da comunidade em que estão inseridas. Quando as organizações estão diretamente ligadas a área da educação, elas podem atuar em vários pontos, entre eles:  no combate à evasão escolar por meio do contato com crianças e adolescentes com práticas nocivas e situação de rua, na conscientização e conhecimento e da evolução infantil por meio dos esportes, do teatro e no conhecimento das tecnologias.  

Além do acompanhamento voltado ao reforço escolar, as ONGs podem realizar atividades em outros campos, como por exemplo:  

– Ensino curricular – por meio de aulas que estão de acordo com o Ministério da Educação (MEC), atendendo diferentes etapas do ensino básico, por exemplo, na Educação Infantil; Ensino Fundamental l e ll e Ensino Médio. Nessa modalidade, as crianças podem ser acompanhadas em turnos integrais ou meio período (manhã ou tarde) de acordo com a necessidade da família ou com o que a organização se propõe a atender; 

– Aulas que desenvolvem habilidades e aptidões como aulas de música e cultura popular, aulas de recreação com jogos e brincadeiras e aulas que promovem o conhecimento sobre assuntos voltados à conscientização sociopolítica e socialização; 

– Projetos profissionalizantes que são indicados para os jovens que estejam concluindo o Ensino Médio e tem como objetivo preparara-los para sua inserção no mercado de trabalho.  

Como podemos observar, as ONGs são fundamentais para apoiar a gestão governamental no oferecimento de atividades educacionais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de baixa renda.  

Por meio de atividades extracurriculares as ações realizadas pelas organizações na educação promovem valores de cidadania, incentiva habilidades e aptidões, contribui para a formação dos jovens e cria um espaço de transformação da sociedade de forma ampla e consistente. Desenvolver os jovens por meio da educação, cultura, empreendedorismo, esporte ajuda na transformação de uma vida para uma sociedade melhor. 

Um ótimo exemplo de uma instituição sem fins lucrativas compromissada com o futuro dos jovens brasileiros é o Instituto Energia do Saber – IES. Somos uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2017, com objetivo de buscar o desenvolvimento institucional e a sustentabilidade do Colégio Plenitude e de outras iniciativas, relacionadas ao desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação, cultura, empreendedorismo, esporte. 

As ações são realizadas com crianças e adolescentes da Vila Nhocuné, em São Paulo, e tem como missão Impulsionar o desenvolvimento de crianças e jovens em vulnerabilidade social, por meio de formação pedagógica e educacional, para transformar vidas. 

Que tal ser um voluntário e ajudar na transformação do mundo?! Conte com o IES.