img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=325868469668633&ev=PageView&noscript=1" /

Importância do programa Jovem Aprendiz para a sociedade e para a empresa

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000), atualizado pelo Decreto 9.579/2018 e suas portarias, que foi criado com o objetivo de capacitar tecnicamente jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos para o mercado de trabalho. Para que possam participar, devem estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio.

Isso é feito por meio de parcerias com empresas de médio e grande porte que devem assegurar de 5% a 15% de suas vagas aos/às jovens que fazem parte do programa.

Trata-se de uma iniciativa importante para ajudar o/a jovem a ingressar no mundo do trabalho e tem concomitância entre a teoria e a prática. Por meio dela, ele/ela é estimulado/a a encontrar seu primeiro emprego com a vantagem de ter o amparo de leis que garantem seus direitos trabalhistas e previdenciários.

Além de proporcionar experiência, o Programa Jovem Aprendiz auxilia no desenvolvimento profissional e também pessoal das/dos jovens.

Oportunidade também para a empresa

Não é só a/o jovem que é beneficiada/o com o programa. A empresa que cria oportunidades contribui para o aprendizado e preparo do/a jovem para desempenhar suas atividades profissionais, além de desenvolver habilidades pessoais para lidar com situações do mundo corporativo, como aprender a trabalhar em equipe.

A empresa também tem, ao incluir jovens em seu quadro, a possibilidade de formar um/a profissional capacitada/o e prepará-lo/a para funções mais específicas e que estejam de acordo com sua cultura e com suas estratégias.

Além disso, as empresas que optam por participar do programa Jovem Aprendiz têm outros benefícios, como:

  • Pagamento de apenas 2% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Dispensa do aviso prévio remunerado;
  • Ausência do pagamento de multa rescisória;
  • Participação ativa no combate à evasão escolar e ao trabalho infantil informal;
  • Rejuvenescimento do ambiente de trabalho com jovens motivados/as e engajadas/os.

Como você pode contratar jovens aprendizes para a sua empresa

Se você tem vontade de contribuir com essa iniciativa de sucesso, pode fazê-lo de duas maneiras:

  • Criando seu próprio modelo de recrutamento. Nesse caso, é preciso matricular o/a jovem aprendiz em um programa de aprendizagem, que é o curso teórico oferecido por uma entidade certificadora;
  • Buscando uma instituição que tenha um programa de aprendizagem cadastrado, aprovado junto à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e dar sequência ao recrutamento, bem como assumir o vínculo trabalhista do/a jovem.

Independentemente do modelo escolhido, cabe à instituição oferecer o aprendizado técnico-profissional e, à empresa, a experiência prática.

O contrato de trabalho tem a duração máxima de dois anos, com carga horária de até seis horas diárias (máximo de 30h semanais).

O Instituto Energia do Saber possui um programa de preparação que visa inserir jovens no mercado de trabalho. Sua empresa também pode contratar um/a de nossas/os jovens. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail institucional@institutoenergiadosaber.org.br