img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=325868469668633&ev=PageView&noscript=1" /

A história do Instituto Energia do Saber tem início no sentimento de solidariedade daquele que, muitos anos depois, veio a ser um de seus fundadores. Morador da Zona Leste e sensibilizado pelas condições de vida das crianças do bairro Vila Nhocuné, já em 1992 participou da constituição do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento Humano – NADHU, que passou a apoiar as ações sociais desenvolvidas na região.

Alguns anos depois, em 1997, uma primeira creche é inaugurada e, a partir do conhecimento adquirido, outras duas passam a integrar o trabalho do NADHU. Em 1998, atividades de apoio às gestantes e oficinas de informática são também oferecidas à comunidade, abrindo novos campos de atuação institucional.

Aos poucos, surgem alguns questionamentos. As crianças tinham excelentes oportunidades de desenvolvimento nas creches, mas e depois? Como elas poderiam continuar a aprender, a conviver, a crescer se a região oferece poucos recursos educacionais? O destino de muitas, infelizmente, seria as ruas.

Para ajudar a encontrar um futuro melhor para as crianças que deixavam as creches, outras pessoas e empresas foram se aproximando do trabalho e em 2008 deram início ao planejamento para criação de uma escola de Ensino Fundamental.

Em 2009, um terreno foi comprado nas proximidades da comunidade da Vila Nhocuné, e, nos anos seguintes, a obra, o planejamento do trabalho pedagógico e a contratação da equipe de coordenadores, professores e outros profissionais foram sendo realizados.

O grande momento se deu em 2013, quando o Colégio Plenitude abriu as portas com o dobro de alunos inicialmente previsto: 46 crianças em 2 classes do Ensino Fundamental I.

De lá para cá, uma turma de novos 23 alunos a cada ano foi sendo incorporada e a escola cresceu. O Fundamental II veio a seguir, em 2017, proporcionando a continuidade educacional para todos.

Movidos pelos resultados alcançados e pelo desejo de prosseguir impulsionando o desenvolvimento de crianças e jovens, o grupo envolvido com as atividades da escola desde 2008 criou, em 2017, o Instituto Energia do Saber, que torna-se responsável pela busca da evolução e da sustentabilidade do Colégio Plenitude e prepara-se para um futuro com novas iniciativas educacionais de sucesso.